Quem está por trás da
Primeiro Dono

De jornalista a um dos integrantes do mercado de compra e venda de carros no Brasil

Conheça Gustavo Camilo, CEO da startup Primeiro Dono

Muitas pessoas, logo ao me conhecerem, me perguntam como eu fiz para começar a empreender. Bom, o empreendedorismo, para mim, é um dom, mas que claramente pode ser desenvolvido a partir de uma boa ideia, estudo e muito trabalho. Onde tem problemas, tem oportunidades!

O segredo para tornar-se um bom empreendedor é, além de se dedicar muito aos estudos, saber identificar oportunidades únicas e encontrar inspirações por onde passa. E foi exatamente assim que aconteceu comigo.

Mesmo formado em jornalismo, eu sempre tive mais interesse pelo mundo dos negócios e, por isso, resolvi investir em cursos básicos do Sebrae, voltados para como aprender a empreender, e em uma pós-graduação em Administração de Empresas.

Na época, eu tinha vontade de abrir a minha própria empresa, mas me faltava ter a tal da boa ideia. Afinal, de coisas repetitivas, o mercado estava cheio.

Uma forma de você estimular a sua visão de negócio e buscar novas inspirações é saindo da sua zona de conforto ou com tudo com o que você está acostumado a conviver. Foi então que surgiu a ideia de morar por um ano na Nova Zelândia, em 2009. E eu estava certo: as coisas começariam a fluir.

O que mais me chamou atenção durante minha estadia na Nova Zelândia foi a hospitalidade e como a prestação de serviços no país era organizada e funcionava bem. Quando voltei para o Brasil, mais especificamente para Bauru, tinha em mente que eu precisava trabalhar com algo que envolvesse esse setor.

Voltei para os estudos. Fiz cursos voltados para Gestão de Qualidade, que me ensinaram a elaborar processos padrões para a prestação de serviços, além de itens fundamentais para o andamento de uma empresa, como Gestão Financeira, de Marketing e de Recursos Humanos.

Ao analisar o mercado da cidade no qual eu estava inserido, iniciativa fundamental de quem quer empreender, compreendi que poderia unir um serviço demandante dos moradores do município com a questão ambiental: criei a CareWash, empresa de lavagem ecológica de carros, que veio com o intuito de oferecer um serviço diferenciado dos lava-jatos.

A ideia deu certo, mas quando você começa a empreender, não para mais. E em toda necessidade que você ouve, procura buscar uma oportunidade de respondê-la na prática.

Meus clientes na empresa de lavagem reclamavam constantemente sobre não conseguirem vender seus carros. Alguns falavam sobre a concorrência ser alta no mercado, outros sobre a desvalorização dos veículos quando postos à venda e ainda havia aqueles que não confiavam em vender seus automóveis para pessoas que não conheciam.

A necessidade era constante e por isso me veio à cabeça: por que não criar um serviço voltado para auxiliar esse público?

Como eu havia notado que a maioria dos clientes que sofriam com esses problemas eram os primeiros donos dos veículos, me surgiu a ideia de criar um negócio chamado Primeiro Dono, que tinha como intuito conectar justamente os primeiros donos de carro com compradores que realmente valorizavam todo cuidado dedicado ao veículo.

O negócio começou do zero. Comprei o domínio da palavra-chave, criei uma identidade visual, registrei a marca no inpi e uma fanpage para divulgar os serviços na internet. Todo carro que passava pela lavagem, eu colocava um panfleto sobre a Primeiro Dono, convidando para curtir a página e obter novas informações a respeito.

A empresa estava se desenvolvendo e, por isso, continuei me especializando na área do empreendedorismo com ajuda de cursos – muitos deles gratuitos! – do Sebrae e Endeavor. Ou seja, quem tem vontade de aprender, faz acontecer.

Identifiquei, em janeiro de 2017, a partir da percepção dos primeiros clientes, que o negócio tinha potencial de crescer para outras cidades, foi aí que lançamos a Primeiro Dono na cidade de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Bauru. E, por isso, investi em um site e fui atrás de programas de aceleração, que oferecem o incentivo financeiro, metodologia e rede de mentores para impulsionar uma ideia.

Em maio, recebi a notícia de que a Primeiro Dono seria pré-acelerada pelo Programa Oxigênio, da Porto Seguro, e caiu a ficha de que eu faria parte, de fato, da cultura de compra e venda de carros no Brasil e do maior ecossistema de startups do País em São Paulo.

Tudo mudou a partir de então e eu tive que fazer outra coisa que os empreendedores devem ter coragem: arriscar.

Me mudei para São Paulo e comecei a aperfeiçoar todos os serviços oferecidos pela Primeiro Dono, especialmente na capital paulista. Criamos uma estratégia comercial mais efetiva e, hoje, fornecemos aos clientes o melhor, mais seguro e mais rápido processo de vendas de carros seminovos.

Com a Primeiro Dono, o dono do veículo não precisa mais se preocupar: toda venda é conduzida por nós. Da criação do anúncio, passando pela conversa com os interessados e o agendamento de visitas presenciais até o acompanhamento da parte burocrática e pagamento. Tudo é conduzido por nós, com a garantia de encontrar o comprador mais adequado às expectativas do vendedor.

Quem está interessado em adquirir um seminovo também deve abandonar as preocupações. Na Primeiro Dono, os compradores só irão encontrar carros em perfeitas condições de uso, com nosso Selo de Qualidade, fornecido após uma série de análises e estudos acerca do veículo à venda.

Até as concessionárias podem se beneficiar, agora, com nossos serviços. Com o intuito de fazer com que o marketplace da Primeiro Dono seja uma extensão online das lojas físicas, as concessionárias podem anunciar seus melhores veículos com a segurança de que serão comprados por pessoas confiáveis.

E isso é só o começo. A tendência, agora, é levar o serviço para o maior número de pessoas possíveis no país, sempre atento às suas necessidades como consumidor. Afinal, uma oportunidade única de negócio pode estar escondida bem ali. Onde tem problemas, tem oportunidades!

Contatos

Avenida Paulista, 171, 10° andar, São Paulo, CEP 01311-000 [email protected]
(11) 97806-0101